Vim de uma família
machista, nem sei como me “permitiram” sair de casa, morar em
outra cidade para fazer faculdade.
Sempre tive ideias
feministas mas sempre fui ridicularizada por essas ideias inclusive
pela minha mãe. Minha vó a matriarca da família, era a mais
machista de todos, criou todos com a ideia que homem é melhor que
mulher, e que mulher só pode ser feliz casada, nem que seja com um
crápula.
Não sei de onde
tirava minhas concepções feministas, mas sempre achei que homem e
mulher são iguais.
Quando fui estudar
fora, aconteceu o que mais a família temia, engravidei solteira,
puta mancada, porque dai dei margem pra eles dizerem que realmente
mulher não pode estudar fora, tem que ficar em casa aprendendo
prendas domésticas e casar, de preferência virgem, mas se não for
virgem pelo menos não estar grávida, afinal se não estiver
grávida, não há provas que perdeu a virgindade, não tive a opção
de não casar, acho que nem mesmo eu me dei essa opção, não
queria fazer a família passar mais “vergonha”, a frase que eu
mais ouvia na época era – o que os outros vão dizer.
Resumindo hoje estou
separada, minha filha está com 25 anos, e é feminista!! Tenho
tanto orgulho dela, porque defende o feminismo sem medo, enfrenta a
família, mostra as ideias feministas, e fez aflorar em mim a
feminista que estava escondidinha bem lá no fundo.